Mentoria Matemática

Lista de desejos Compartilhar
Compartilhar Curso
Link da Página
Compartilhar nas mídias

Sobre o curso

Está se preparando para concursos na área da educação? A nossa Mentoria de Matemática foi criada especialmente para quem busca conquistar uma vaga no magistério ou se destacar em provas de concursos públicos. Com uma abordagem prática, focada nos principais conteúdos cobrados nas provas e estratégias eficazes de resolução, você vai aprender de forma simples, objetiva e com acompanhamento personalizado.

💡 O que você vai encontrar na mentoria:

  • Aulas ao vivo e gravadas, com foco no edital

  • Resolução comentada de questões de concursos anteriores

  • Dicas de estudo e organização do tempo

  • Apoio individualizado para tirar dúvidas

  • Material didático atualizado

👩‍🏫 Ideal para:
Professores(as) em formação, concurseiros da área educacional e profissionais que desejam reforçar seus conhecimentos em matemática para provas e processos seletivos.

🚀 Garanta a sua preparação com quem entende do assunto e quer ver você aprovado(a)!

Exibir Mais

Conteúdo do curso

Aula 0 – Interpretação de Problemas Matemáticos.
Interpretação de Problemas Matemáticos é a habilidade de compreender, analisar e traduzir enunciados escritos em linguagem matemática para encontrar soluções. Envolve a leitura atenta do problema, identificação dos dados importantes, escolha da operação adequada e organização do raciocínio lógico. Essa competência é fundamental para aplicar a matemática no dia a dia e desenvolver o pensamento crítico.

  • Interpretação de Problemas Matemáticos.
    01:57:36

Aula 1 – Princípio da Regressão ou Reversão.
Princípio da Regressão ou Reversão é uma estratégia de resolução de problemas que consiste em começar pelo resultado final e voltar passo a passo até o início, identificando as etapas anteriores. É muito útil quando o caminho direto para a solução parece difícil, permitindo que o problema seja resolvido "de trás para frente", facilitando o raciocínio lógico e a compreensão da sequência de ações necessárias.

Aula 2 -Lógica Qualitativa – Proposição e Negação.
Lógica Qualitativa – Proposição e Negação trata do estudo de frases que podem ser classificadas como verdadeiras ou falsas, chamadas de proposições. A partir delas, é possível formar novas afirmações, como a negação, que representa o oposto lógico de uma proposição. Esse conteúdo desenvolve o raciocínio lógico, ajudando a compreender como funciona a estrutura dos argumentos e como analisar sua veracidade de forma clara e precisa.

Aula 3 – Lógica Qualitativa – Conjunção e Disjunção Inclusiva.
Lógica Qualitativa – Conjunção e Disjunção Inclusiva aborda a combinação de proposições por meio de conectivos lógicos. A conjunção utiliza o “e” (∧) e só é verdadeira quando ambas as proposições são verdadeiras. Já a disjunção inclusiva, representada pelo “ou” (∨), é verdadeira quando pelo menos uma das proposições é verdadeira. Esse conteúdo é essencial para desenvolver o pensamento lógico e entender como diferentes afirmações se relacionam entre si.

Aula 4 – Lógica Qualitativa – Exercícios
Lógica Qualitativa – Exercícios consistem na aplicação prática dos conceitos de proposições, negações, conjunções e disjunções. Por meio da resolução de situações-problema, os alunos desenvolvem a habilidade de identificar proposições, analisar sua veracidade e combinar ideias de forma lógica. Esses exercícios ajudam a fixar o conteúdo, estimular o raciocínio crítico e preparar o estudante para desafios mais complexos da lógica e da matemática.

Aula 5 – Lógica Qualitativa – Condicional
Lógica Qualitativa – Condicional explora o raciocínio baseado em proposições do tipo “se... então...”, chamadas de condicionais. Esse tipo de estrutura liga duas proposições, onde a veracidade da segunda depende da veracidade da primeira. A condicional é falsa apenas quando a primeira parte é verdadeira e a segunda é falsa. Esse conceito é fundamental para a construção de argumentos lógicos e para a compreensão de implicações no cotidiano e na matemática.

Aula 6 – Lógica Qualitativa – Disjunção Exclusiva e Bicondicional
Lógica Qualitativa – Disjunção Exclusiva e Bicondicional aborda dois conectivos importantes da lógica proposicional. A disjunção exclusiva (ou “ou... ou...”) é verdadeira apenas quando uma das proposições é verdadeira, mas não ambas. Já a bicondicional (ou “se e somente se”) é verdadeira quando as duas proposições têm o mesmo valor lógico — ambas verdadeiras ou ambas falsas. Esses conceitos ajudam a refinar o raciocínio lógico, permitindo a construção e análise de argumentos mais precisos e complexos.

Aula 7 – Lógica Qualitativa – Tautologia Contradição e Contingência
Lógica Qualitativa – Tautologia, Contradição e Contingência trata da análise do valor lógico de proposições compostas. Uma tautologia é sempre verdadeira, independentemente dos valores das proposições envolvidas. Uma contradição é sempre falsa em qualquer situação. Já a contingência pode ser verdadeira ou falsa, dependendo dos valores das proposições. Compreender esses conceitos é essencial para avaliar a validade de argumentos e estruturar raciocínios com base sólida na lógica formal.

Aula 8 – Conjuntos – Representação, Relação de Pertinência, Relação de Inclusão e Operações
Conjuntos – Representação, Relação de Pertinência, Relação de Inclusão e Operações introduz os fundamentos do raciocínio matemático por meio do estudo de coleções de elementos. A representação de conjuntos pode ser feita por listagem, por propriedade ou por diagramas. A relação de pertinência indica se um elemento pertence ou não a um conjunto, enquanto a relação de inclusão verifica se todos os elementos de um conjunto estão contidos em outro. Já as operações entre conjuntos — união, interseção, diferença e complemento — permitem combinar ou comparar conjuntos, sendo ferramentas essenciais para resolver problemas envolvendo agrupamentos de informações.

Aula 9 – Conjuntos – Exercícios
Conjuntos – Exercícios visam consolidar o entendimento sobre os conceitos fundamentais de conjuntos, como representação, pertinência, inclusão e operações. As atividades envolvem identificação de elementos, análise de subconjuntos, uso de diagramas de Venn e aplicação das operações de união, interseção, diferença e complemento. Esses exercícios estimulam o raciocínio lógico, a organização de informações e a resolução de problemas de forma clara e estruturada.

Aula 10- Lógica Qualitativa – Exercícios.
Exercícios sobre Bicondicional, Tautologia, Contradição e Contingência têm como objetivo aplicar e aprofundar o entendimento desses conceitos da lógica proposicional. Por meio de atividades práticas, os alunos trabalham a estrutura do bicondicional (“se e somente se”), identificando quando ele é verdadeiro. Além disso, analisam proposições compostas para classificá-las como tautologia (sempre verdadeira), contradição (sempre falsa) ou contingência (às vezes verdadeira, às vezes falsa). Esses exercícios desenvolvem a capacidade de construir tabelas-verdade, interpretar argumentos e compreender o comportamento lógico de proposições em diferentes contextos.

Aula 11 – Progressão Aritmética – Conceito e Termo Geral
Progressão Aritmética – Conceito e Termo Geral aborda uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é obtido pela adição de uma constante chamada razão (r) ao termo anterior. Essa estrutura permite identificar padrões e resolver problemas envolvendo sequências.

Aula 12 – Progressão Aritmética – Soma dos Termos.
Progressão Aritmética – Soma dos Termos envolve a ideia de somar todos os elementos de uma sequência que cresce ou diminui sempre com o mesmo valor entre os termos. Para encontrar essa soma, observamos que os termos podem ser agrupados de forma estratégica, começando do início e do fim ao mesmo tempo, aproveitando o padrão da sequência. Esse raciocínio ajuda a perceber que a soma tem uma estrutura regular e pode ser calculada de maneira mais rápida, sem precisar somar cada termo individualmente.

Aula 13 – Progressão Aritmética – Exercícios
Progressão Aritmética – Exercícios têm como objetivo reforçar a compreensão dos conceitos fundamentais da PA, como a identificação da razão, cálculo de termos e soma da sequência. Por meio de situações-problema, os alunos desenvolvem a habilidade de reconhecer padrões numéricos, resolver questões práticas do cotidiano e aplicar estratégias lógicas para encontrar soluções. Esses exercícios ajudam a fixar o conteúdo e preparam o estudante para desafios mais complexos envolvendo sequências numéricas.

Aula 14 – Probabilidade – Conceito Inicial, Eventos Independetes, União de Eventos e Exercícios
Probabilidade – Conceito Inicial, Eventos Independentes, União de Eventos e Exercícios apresenta os fundamentos do cálculo das chances de ocorrência de determinados eventos. O conceito inicial de probabilidade envolve a análise de resultados possíveis e favoráveis em experimentos aleatórios. Eventos independentes são aqueles cuja ocorrência de um não interfere na ocorrência do outro. Já a união de eventos representa a chance de ocorrer pelo menos um entre dois ou mais eventos. Os exercícios reforçam esses conceitos com situações práticas e problemas do cotidiano, ajudando o aluno a interpretar, calcular e tomar decisões com base em raciocínio probabilístico.

Aula 15 – Regra de Três, Divisão em Partes Proporcionais
situações que envolvem proporções. A regra de três permite encontrar um valor desconhecido com base na relação entre grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Já a divisão em partes proporcionais é usada para repartir um valor total em partes que mantêm uma certa razão entre si, de forma justa e equilibrada. Esses conceitos são muito aplicados em problemas do dia a dia, como divisão de lucros, distribuição de recursos e planejamento financeiro.

Aula 16 – Exercícios de Modo Geral – Instituto Consulplan
Exercícios de Modo Geral – Instituto Consulplan reúnem questões aplicadas em provas organizadas por essa banca, com foco nos conteúdos mais recorrentes, como matemática básica, raciocínio lógico e interpretação de problemas. Os exercícios seguem o estilo característico da Consulplan, que costuma cobrar boa leitura dos enunciados, aplicação correta de fórmulas e atenção aos detalhes. Resolver essas questões ajuda o aluno a se familiarizar com o formato das provas, praticar o tempo de resposta e fortalecer os conteúdos exigidos em concursos e seleções públicas.

Aula 17 – Instituto Consulplan – Geometria
Instituto Consulplan – Geometria abrange questões que envolvem figuras planas e espaciais, perímetro, área, volume, ângulos, propriedades dos triângulos, paralelogramos, circunferência, entre outros. As provas da Consulplan costumam exigir não apenas o conhecimento das fórmulas, mas também a interpretação correta de figuras e situações do cotidiano. É comum que os problemas exijam raciocínio lógico, visualização espacial e aplicação direta de conceitos geométricos. Praticar com esse tipo de questão ajuda o aluno a desenvolver agilidade e segurança para resolver problemas em concursos.

Aula 18 – Instituto Consulplan – Geometria e Equação do 2º Grau
Instituto Consulplan – Geometria e Equação do 2º Grau reúne conteúdos frequentemente cobrados nas provas dessa banca, exigindo tanto domínio técnico quanto interpretação cuidadosa. Em Geometria, são comuns questões sobre áreas e perímetros de figuras planas, volume de sólidos, ângulos e propriedades dos triângulos e quadriláteros. Já as questões de Equação do 2º grau exploram raízes, soma e produto, resolução de problemas contextualizados e análise de gráficos de parábolas. A Consulplan costuma valorizar clareza na leitura e raciocínio matemático aplicado a situações do cotidiano, o que exige atenção e prática constante.

Aula 19 – Intensivo Aula – Raciocínio Lógico
O Intensivo de Raciocínio Lógico é um curso focado no desenvolvimento do pensamento lógico e na resolução de questões com clareza, estratégia e precisão. Voltado especialmente para concursos públicos e processos seletivos (como os da banca Consulplan), o intensivo aborda os principais conteúdos cobrados em provas, com explicações objetivas, exemplos contextualizados e muitos exercícios práticos. Tópicos abordados ao longo do intensivo: Proposições e conectivos lógicos Tabela-verdade e negação de proposições Equivalências e implicações lógicas Diagramas lógicos e silogismos Problemas de contagem, sequências e padrões Argumentação lógica e deduções Análise de questões de bancas, com foco na Consulplan O objetivo é proporcionar uma preparação sólida, com estratégias que ajudam o aluno a ganhar agilidade, interpretar corretamente os enunciados e resolver questões com segurança.

Aula 20 – Intensivo Aula – Regra de Três, Princípio da Regressão e Conjuntos (Teoria)
Nesta aula do intensivo, o foco está na compreensão teórica e aplicação prática de três conteúdos fundamentais em provas e concursos: 🔹 Regra de Três Introdução ao raciocínio proporcional, identificação de grandezas diretamente e inversamente proporcionais e estruturação de problemas do cotidiano que envolvem comparação de valores e resolução por meio da lógica da proporcionalidade. 🔹 Princípio da Regressão (ou Reversão) Apresentação da ideia de resolver problemas "de trás para frente", muito comum em situações que envolvem etapas sucessivas e raciocínio lógico reverso, com foco em estratégias de simplificação e análise passo a passo. 🔹 Conjuntos – Parte Teórica Estudo dos principais conceitos que envolvem conjuntos: representação, relação de pertinência (elemento pertence ou não), relação de inclusão (subconjuntos), e operações básicas (união, interseção, diferença e complemento), preparando a base para os exercícios posteriores. Esta aula prepara o aluno para reconhecer padrões, organizar informações e resolver problemas estruturados, habilidades essenciais em provas como as da banca Consulplan.

Aula 21 – Intensivo – Conjuntos (Exercícios), Equações e Problemas do 1ºGrau, Sequências e Geometria.
Nesta aula, os alunos colocam em prática diversos conteúdos fundamentais por meio de exercícios variados e contextualizados, com foco em resolução de problemas, raciocínio lógico e interpretação. São trabalhados os seguintes tópicos: 🔹 Conjuntos – Exercícios Aplicação dos conceitos de união, interseção, diferença, complemento e diagramas de Venn para resolver questões que envolvem análise e organização de dados. 🔹 Equações e Problemas do 1º Grau Resolução de equações simples e contextualizadas, interpretação de enunciados e estratégias para modelar e resolver problemas matemáticos por meio de expressões algébricas. 🔹 Sequências Identificação de padrões, reconhecimento de progressões simples (como as aritméticas), preenchimento de termos faltantes e previsão de valores em sequências numéricas e lógicas. 🔹 Geometria Resolução de questões envolvendo figuras planas, perímetros, áreas, ângulos e interpretação de figuras, com foco em raciocínio geométrico e leitura de enunciados. Essa aula é essencial para desenvolver agilidade, precisão e segurança na resolução de questões, especialmente em provas de concursos organizados por bancas como a Consulplan

Aula 22 – Simulado de Raciocínio Lógico Matemático Para Nova Iguaçu – Instituto Consulplan
Este simulado foi elaborado com base no estilo da banca Consulplan, focando nos principais conteúdos cobrados no concurso da Prefeitura de Nova Iguaçu. As questões foram desenvolvidas para refletir o nível de dificuldade, a linguagem e os temas mais recorrentes em provas anteriores da banca, com o objetivo de treinar o aluno para o tipo de raciocínio exigido. Áreas abordadas no simulado: 🔹 Raciocínio Lógico 🔹 Matemática básica e aplicada 🔹 Conjuntos e proporções 🔹 Geometria 🔹 Equações e problemas do 1º e 2º grau 🔹 Interpretação de problemas matemáticos O simulado é uma excelente oportunidade para testar conhecimentos, identificar pontos de atenção e se preparar com mais segurança para a prova real. Ao final, recomenda-se revisar as resoluções com atenção para reforçar o aprendizado e ajustar estratégias.

Classificações e revisões de estudantes

Sem avaliações ainda
Sem avaliações ainda

Want to receive push notifications for all major on-site activities?